top of page

ÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

"Promove uma reflexão ética sobre a sacralidade da vida considerando as exigências de um mundo em transformação, a ética teológica e o diálogo com as diferentes áreas do saber." (Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/biblioteconomia)

livros
ÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

ÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

LAWRENCE KOHLBERG E A DISCUSSÃO DA MORAL

No vídeo A Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg exemplifica que a heteronomia se dá pelo entendimento de regras, já a autonomia refere-se à justiça e ao respeito mútuo Kohlberg redefine os estágios morais em níveis.



  • No nível pré-convencional a criança responde aos rótulos de bom ou ruim, certo ou errado, de acordo com as consequências de suas ações.


  • No nível convencional, a criança responde às expectativas da família, de acordo com as vivências sociais.


  • No nível pós-convencional, ela infere as dificuldades e faz grande esforço para definir valores próprios, independentes das autoridades.

ética 2

ética 2

A PERDA DA AMIZADE POR OLGÁRIA MATOS

No vídeo olgária Matos irá discorrer sobre como era a concepção da amizade no mundo grego no período renascentista e iluminista, trazendo também uma análise da perda da amizade no mundo contemporâneo, discorrendo sobre de que maneira os  laços afetivos unem os homens, e qual sua importância para sociedade, e como esses laços são construídos e quais são as consequências de sua ruptura.

◼️Termos explorados no vídeo : 

➖Éthos= Hábito 
➖Êthos= Caráter 
➖Hexis= Caráter adquirido 
➖Ethos= Morada
➖Paz= Leis justas, homens virtuosos, concórdia, harmonia consigo mesmo.
➖Philia= (Amizade) laço afetivo das relações no espaço público.
➖Pólis Grega= Todos os homens são iguais por que são legisladores 

◼️Termos exportados no mundo contemporâneo: 

➖Sociedade de massa = Ausência de interesses em comum.

➖Sociedade de consumo = Produção para fins de suprir as necessidades humanas. 

➖Sociedade do espetáculo= sociedade que tem sido substituída pelo espaço público pela imagem pública. (Edição da realidade).

INDICAÇÃO DE LIVRO

Nome : Eichmann em Jerusalém
Escritor: Hannah Arendt

WhatsApp Image 2021-06-15 at 17.52_edited.jpg

Sinopse 

Obra produzida por Hannah Arendt, onde traz reflexões sobre o julgamento de Adolf Eichmann coronel da Alemanha nazista, e um dos principais responsável para o planejamento do Holocausto, fato histórico causador de um assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
No livro a autora aborda seu ponto de vista perante o julgamento de Adolf Eichmann, ela observa que  Eichmann não se demonstrou ser um assassino cruel como todos apontavam, mas sim um burocrata seguindo ordem, e que seu modo de agir se deriva da banalidade do mal e a obediência cadavérica.

bottom of page